Copa do Mundo. É idiota dizer “tinha que ter protestado antes”, entenda os porquês.

thumb 32090211 protesto resized Copa do Mundo. É idiota dizer tinha que ter protestado antes, entenda os porquês.

É bem provável que o #NãoVaiTerCopa seja uma #hashtag  que não traduza a realidade.  Iremos ter Copa do Mundo, embora isso não signifique a alegria de todos os brasileiros. Mas, quase às vésperas da Copa no Brasil o grito e as manifestações não apenas são válidas como aliás acontecem na hora certa.  Isto porque quando o Brasil se candidatou à sediar os jogos, não havia tanto motivo para fazer barulho como agora, afinal:

- Quando o Brasil se candidatou a sediar a Copa, nos disseram que o dinheiro viria de sua maior parte, pela iniciativa privada. Hoje, sabemos que não foi o que aconteceu.

- Já que a iniciativa privada iria financiar boa parte, senão quase a totalidade das obras,  teríamos um legado para o país, mas o que se descobriu é que temos uma grande conta a ser paga com o dinheiro dos cofres públicos, ou seja, pagaremos o pato.

- O tal legado, praticamente não existiu. As obras nas rodovias, aeroportos e em outros setores, deveriam ser executadas com ou sem Copa, pois afinal, muitas destas estão em estado lastimável. E o pior é isso: elas ainda estão em estado deplorável, muitas promessas nem saíram do papel.

- Então, onde estão o trem-bala RJ-SP, a ampliação do metrô em BHTE e todas as promessas de coisas úteis a serem feitas antes da Copa?

- Falando em dívida pública, enquanto são necessários 8 estádios para a realização do grande evento, o governo brasileiro resolveu arcar com reforma/construção de 12 estádios. A questão clara aqui é:  4 Estádios a mais na conta dos cofres público, pra que?

- Não vou entrar no mérito se Manaus por exemplo precisava mesmo de um estádio com padrão FIFA de qualidade. Como irá se sustentar este estádio após a Copa é a pergunta que não quer calar.

- Enfim, a vitrine para se vender o Brasil lá fora, se mostra ineficaz. Graças aos atrasos, acidentes e à corrupção no processo de preparação para a Copa o país tem feito feio na imprensa internacional.

Logo, que venham sim os protestos nestes dias em que as lentes do mundo inteiro estarão apontadas para o país, ao menos isso dará mais “ibope” à tentativa de demonstrar ao governo e aos brasileiros que “não ligam para política” que estamos imersos em insatisfação. Com a Copa do mundo rolando e a imprensa internacional por aqui, esta é a melhor hora para os protestos.

Ps: Galera, vamos protestar de maneira inteligente, alguém por exemplo dava a ideia de amarrar uma faixa preta de luto, até mesmo sobre a camiseta verde e amarelo nos dias de jogos da seleção.  Vaiar também é algo que tem seu apelo. Agora, quebra-quebra é desordem pura e violência é perder a razão.  As vezes, uma faixa preta no braço vale mais que 100 pneus queimados.  Só acho.