Quer você plante ou não uma árvore, ande ou não de bicicleta, só não deixe de cultivar amigos

 Quer você plante ou não uma árvore, ande ou não de bicicleta, só não deixe de cultivar amigos

A vida é um dom, um presente do Criador. Quem reconhece isso certamente colhe a cada dia uma nova inspiração e novas forças para prosseguir, mesmo que o caminho não seja o mais curto e que os obstáculos não sejam os menores. Ainda que a subida não seja nada fácil, quem admira a vida adquire aos poucos a maestria de seguir em frente, encontrando cada vez menos motivos para chorar e novos motivos para sorrir (ou ao menos só chora pelo que vale realmente a pena e ri até por coisa pouca, desde que seja coisa boa). Sabemos, claro, que em boas companhias tudo tende a se tornar mais leve e a vida, ai sim, adquire novos tons, rimas e sabores. Na companhia destes outros, até o que é dor passa mais rapidamente.

Nunca é fácil preencher o vazio que um amor partido acaba deixando, ou a solidão que nos cobre nos momentos em que nossos próprios sentimentos insistem em nos trair. Ainda mais difícil é a carga de conviver com nosso lado menos nobre, nossos pensamentos destrutivos e nossas motivações sabotadoras, sem que uma alma boa nos abra os olhos, enfim, nos recoloque nos trilhos. Há momentos em que só um anjo é capaz  de nos dar a força de se levantar, caminhar de novo e  ai voltar a ver a as coisas que realmente valem a pena. Amigos verdadeiros tem o poder de refazer em nós a sensação de tranquilidade e coragem, necessárias para enfrentar as durezas que insistem em ferir. Ao lado dos amigos a jornada de um homem passa a ser marcada por lágrimas que não serão derramadas, ou por enormes fardos nos ombros que cedem à força de um abraço sincero. Quem cultiva amigos viverá também desconhecendo a força da solidão.

Concordo, mas só um bocadinho, que amigos são a família que a gente escolhe. Um bom amigo pode ser também um bom pai, uma mãe guerreira, um irmão ou irmã que estão ali, dispostos a perder um pouco de si, de seus recursos e projetos de vida simplesmente para se ocuparem de nós. Por isso, cultive amigos, invista nas amizades sabendo dar e receber. Saiba que quando oramos pedindo que Deus nos dê proteção é dos amigos que temos que Ele gosta de se servir. Nos dias de hoje, quando vemos inúmeras mensagens sobre saúde, fitness, cuidados com o próprio corpo, dietas milagrosas e promessas de bem estar, digo que o melhor cuidado que devemos ter é com aqueles que nos amam e que amamos.  Por eles vale tudo o que é bom e nobre, até mesmo sentar-se à mesa juntos apenas para dar risadas e partilhar uma porção de gordices, um bom vinho ou um cafezinho ligeiro, mesmo que com isso ganhemos uns quilinhos a mais, o que nunca será tempo perdido.